Panoramio - Lista de Fotos

22 setembro 2006


Cuiabá situa-se no litoral!

_ Tu leitor, deves estar pensando: Que tamanha besteira! Quanta idiotice! Mas só assim para chamar-te a atenção. Cuiabá não fica mesmo no litoral, muito menos na borda ou ainda na divisa com algum outro estado, portanto situa-se onde? Não exatamente no centro do estado, mas dentro, no interior.
Pergunto-te ainda : Qual critério usas para relacionar a Capital e "Interior"? Será que este termo carregado de preconceito, que vem sendo usado costumeiramente pelos meios de comunicação, não remete à idéia de que a capital situa-se no litoral, na borda, ou na divisa com algum estado?
A discriminação para com as demais cidades do estado é explícita: "...ah, você é do interior, né?". Como se não morar na capital fosse desprestígio, atraso ou pobreza.
Orgulhas de quê? Da poluição? Da miséria? Das favelas? Do desemprego? Dos assassinatos? Da fome? Dos rios imundos? Dos criminosos? Do analfabetismo enorme? Da corrupção(seja esta ligada a partidos políticos ou não)? Do mal uso da política?... Pensando bem, a capital está na frente ... .
Indignado? Também estamos , óbvio que a capital tem coisas boas, como nós do "interior" também as temos, nem por isso vos tratamos mal.
Só mais uma provocação, um insultozinho: "Num sei cumé qui nóis viveu inté hoje sem tê um ‘Mec Donaldis’ e um relojão dus 500 anos du discubrimento, desses da Rede Grobo, esta memo qui prega essa paiaçada; na verdade foi memo uma invasão, né?".
É assim que vês o mato-grossense das demais cidades, ou do tal "interior", (se assim preferes) não é mesmo?
(...)
(texto de maio de 1999, qdo me mudei para Rononòopolis -MT, publicado no jornal A Tribuna; como hào de perceber, està a faltar um pedaço... e também minha lembrança para completà-lo como fora concebido; diante disso, prefiro deixà-lo como o encontrei, depois de haver perdido quase todos da mesma época)

Um comentário:

Ana Paula disse...

Oi,João!!!
reflexivo seu texto,,,
estou me perguntando, se não tens mesmo razão,,,,,

nômade, de qualquer jeito e em qualquer tempo...

nômade, de qualquer jeito e em qualquer tempo...
"...eu sou assim, quem quiser gostar de mim, eu sou assim, meu mundo é hoje, não existe amanhã pra mim, eu sou assim, assim morrerei um dia, não levarei arrependimentos nem o peso da hipocrisia..." Paulinho da Viola