Panoramio - Lista de Fotos

24 junho 2008

MSN golpista!

Mil e um nós, mesmo?!!!!!

edição brasileira do MSN Microsoft Corp.® mostra sua opção por alinhamento à classe burguesa
brasileira...



tratamento é mesmo de ironia e reflete o tom similar a outras fontes de mídia com um caráter parcial ao noticiar as ações do governo atual. na verdade, o caráter é parcial enrustido, por discursar de um ponto de vista claramente alinhado à direita, porém perceptível mais para aqueles que têm uma preocupação com a disseminação de ideologias dominantes. é uma opção política legítima, alinhar-se a quem defende seus interesses nesse tabuleiro da luta de classes. o que é intrigante é o fato dessa mídia não ser aberta, clara, assumida em opções.
  • a opção pela mesma tônica da mídia golpista brasileira (Globo, Band, SBT, RedeTV!, Record, Veja, Época, IstoÉ, Folha de S. Paulo, O Estadão, e afiliadas em geral...) pode estar associada à incapacidade de produção autônoma por seus repórteres e jornalistas contratados ou por motivos corporativos financeiros de maior monta. acontece que as reportagens do MSN Notícias®, no geral, são compilações malfeitas de noticiários estrangeiros como a Reuters (declaradamente de direita), a BBC e de algumas publicações eletrônicas da mídia brasileira anteriormente mencionada. as traduções são sofríveis e o idioma português pouco conhecido ou maltratado;
  • como segundo ponto, existe o fato de o governo do presidente Lula ter admitido, a contra gosto do capital de Bill Gates, em nível dos serviços governamentais via Internet, uma migração da plataforma paga Windows para uma plataforma de programação aberta e gratuita, GNU/Linux e correlatos. atualmente os computadores distribuídos pelo Governo Federal chegam às escolas com plataformas baseadas em Linux, por ex.; na ocasião do anúncio de migração gradual e progressiva para Linux, a Microsoft encenou um teatro de horror, com matérias pagas nos principais jornais e revistas, do País, numa verdadeira batalha de difamação das escolhas tecnológicas do Governo. ademais, para remediar o estrago feito na "dependência obrigatória" esperada pela Microsoft, esta empresa mandou emissários para negociar "doações" a órgãos do Governo, entendendo-se dessa forma como um investimento futuro as cópias distribuídas, na medida em que garantiriam o aliciamento do público que se obrigaria a manter o dito sistema operacional Windows instalado em suas máquinas para aceder a páginas de sítios do Governo Federal.
como o Governo não retrocedeu (e justamente, é claro!) e nem tem planos para tal, a política da Microsoft Brasil é de golpe, como pode ser visto na cópia da janela pop-up do Windows Live Hoje, de 24 de junho, colada logo abaixo:
como pode ser visto na parte destacada em vermelho, o título da "reportagem" é irônico-infantilóide, próprio da linguagem usual da grande mídia, embora alguns amigos queiram achar que existe aí uma relação com um padrão popular de escritura típica de perfis do Orkut. Olha, é bem provável que os editores do MSN Brasil, responsáveis por essas matérias compiladas e rearranjadas, sejam mesmo mantidos como adolescentes por seus pais e amigos, que, mesmo defendendo interesses da Microsoft postem suas vidas públicas em páginas da concorrente Google, e que talvez mantenham em seus computadores versões do navegador Mozila Fire Fox 3, por saberem-no melhor, mais rápido etc, do que aquele da empresa a qual representam através de matérias como essa.

não sei se o estrago pode ser grande, posto que a maior parte dos trabalhadores e trabalhadoras do País não tem acesso a computadores ligados à Internet (embora os preços de computadores pessoais estejam mais baixos, ainda é um bem de consumo pouco acessível às camadas mais subalternizadas e exploradas) e que quem pode ler tais "informações" já não se alinhem, em sua maioria, com esse pensamento.

talvez se o público fosse mais popular as matérias de chamada inicial não seriam como a abaixo, veiculada também hoje, no mesmo espaço mencionado anteriormente:



passo a usar a mesma ironia pré-lúdica-infantilóide dos editores do MSN Brasil:

Mil e um nós?

enquanto os iludidos editores escrevem aos seus pares (ao menos idealmente, já que ricos não se dão ao trabalho de fazer dinheiro em sítios de mídia eletrônica como operários) importantíssimas matérias de como amarrar cachecoles, há milhões de pessoas que não têm nem mesmo comida, quão dirá echarpes de lã para inventar/descobrir tipos infinitos de nós...

talvez mil e um nós sejam aqueles das tripas de muitos trabalhadores brasileiros na hora e na boca da fome!

ou ainda, aqueles que minhas vísceras dão ao presenciar violências como essas!

---....---

Nenhum comentário:

nômade, de qualquer jeito e em qualquer tempo...

nômade, de qualquer jeito e em qualquer tempo...
"...eu sou assim, quem quiser gostar de mim, eu sou assim, meu mundo é hoje, não existe amanhã pra mim, eu sou assim, assim morrerei um dia, não levarei arrependimentos nem o peso da hipocrisia..." Paulinho da Viola