Panoramio - Lista de Fotos

04 julho 2007

Guarda-roupas ecológico



como já descrito na imagem, eis uma sugestão para um guarda-roupas acessível e ecológico;

o material empregado pode ser reciclado ou de partes descartadas nas marcenarias. quanto ao material usado para o revestimento, este pode ser tecido simples, TNT (tecido não tecido) ou algo que seja tão barato e acessível como estes...

vida de pobre é isso aí... ecologia não é opção de visão de mundo, é necessidade!
  • o Brasil está entre os países que mais reciclam "lixo" no mundo...
  • também é o maior reciclador de alumínio (vasilhames de cervejas, refrigerantes, etc)olha, mas isso não é nenhum mérito!


é assim por vários motivos alheios a uma possível consciência dos trabalhadores empregados nessa atividade. vejamos:

  • não há emprego "digno" que possibilite opção;
  • é mais barato à indústria mineradora comprar este material do que extrair e processar em usinas siderúrgicas;
  • em função dos incrementos pagos aos veículos de comunicação por meio de publicidades, para difundirem a idéia de que somos "...o país onde mais se recicla o lixo...".

é sim, por força da situação... os trabalhadores se vêem obrigados a "catar latinha", papelão, plástico e afins, para fazer uma renda que lhes seja capaz de suprir suas necessidades básicas.

o que a mídia conservadora e elitista vem apregoando é que todos nós somos culpados pelo aquecimento global, enchentes, e não sei mais o quê... em certo sentido sim, somos mesmo, e quando digo isso estou falando de onde piso, ou seja, no chão da classe operária e subaternizada do País.

o que acontece, na minha opinião, é que essa mesma mídia quando faz reportagens sobre este assunto, mostra preferencialmente imagens de lugares pobres em que não se tem ao menos saneamento básico... mas a prática deseducada dos trabalhadores de sujar o próprio lugar em que vivem não passa de reflexo da baixa qualidade e da pouca abrangência que a educação e demais políticas públicas carregam.


ao invés de mostrar e explicar os problemas estruturais causadores, de fato, do tão falado aquecimento global como são os latifúndios, as grandes indústrias, as mega-fazendas de monocultura de sementes transgênicas etc., tentam mascarar a realidade impondo-nos um jugo que não é nosso, ao menos de todo.

creio que a parte mais significativa dos poluidores do planeta está acima daquela mostrada nessas imagens.

  • pobre não tem carro;
  • pobre não tem fábrica com chaminés nem com descarte de efluentes industriais;
  • não produz lixo atômico;
  • não consome combustível fóssil em larga escala;
  • não produz quinquilharias eletrônicas;
  • não fabrica armas;
  • nem destrói florestas inteiras para as substituir por pastagem para bois ou plantio de grãos modificados geneticamente;
  • muito menos utiliza "ofensivos" agrícolas...

enfim...

NÃO SÃO OS TRABALHADORES QUE CONSOMEM AQUILO QUE É EMPURRADO GOELA ABAIXO PELAS TV's! e sim aqueles da "classe média pobre" até os mais ricos e donos dos meios de produção!


o consumismo não é uma invenção dos pobres... nós só limpamos o lixo dos ricos!

Nenhum comentário:

nômade, de qualquer jeito e em qualquer tempo...

nômade, de qualquer jeito e em qualquer tempo...
"...eu sou assim, quem quiser gostar de mim, eu sou assim, meu mundo é hoje, não existe amanhã pra mim, eu sou assim, assim morrerei um dia, não levarei arrependimentos nem o peso da hipocrisia..." Paulinho da Viola