o material empregado pode ser reciclado ou de partes descartadas nas marcenarias. quanto ao material usado para o revestimento, este pode ser tecido simples, TNT (tecido não tecido) ou algo que seja tão barato e acessível como estes...
vida de pobre é isso aí... ecologia não é opção de visão de mundo, é necessidade!
- o Brasil está entre os países que mais reciclam "lixo" no mundo...
- também é o maior reciclador de alumínio (vasilhames de cervejas, refrigerantes, etc)olha, mas isso não é nenhum mérito!
é assim por vários motivos alheios a uma possível consciência dos trabalhadores empregados nessa atividade. vejamos:
- não há emprego "digno" que possibilite opção;
- é mais barato à indústria mineradora comprar este material do que extrair e processar em usinas siderúrgicas;
- em função dos incrementos pagos aos veículos de comunicação por meio de publicidades, para difundirem a idéia de que somos "...o país onde mais se recicla o lixo...".
é sim, por força da situação... os trabalhadores se vêem obrigados a "catar latinha", papelão, plástico e afins, para fazer uma renda que lhes seja capaz de suprir suas necessidades básicas.
o que a mídia conservadora e elitista vem apregoando é que todos nós somos culpados pelo aquecimento global, enchentes, e não sei mais o quê... em certo sentido sim, somos mesmo, e quando digo isso estou falando de onde piso, ou seja, no chão da classe operária e subaternizada do País.
o que acontece, na minha opinião, é que essa mesma mídia quando faz reportagens sobre este assunto, mostra preferencialmente imagens de lugares pobres em que não se tem ao menos saneamento básico... mas a prática deseducada dos trabalhadores de sujar o próprio lugar em que vivem não passa de reflexo da baixa qualidade e da pouca abrangência que a educação e demais políticas públicas carregam.
ao invés de mostrar e explicar os problemas estruturais causadores, de fato, do tão falado aquecimento global como são os latifúndios, as grandes indústrias, as mega-fazendas de monocultura de sementes transgênicas etc., tentam mascarar a realidade impondo-nos um jugo que não é nosso, ao menos de todo.
creio que a parte mais significativa dos poluidores do planeta está acima daquela mostrada nessas imagens.
- pobre não tem carro;
- pobre não tem fábrica com chaminés nem com descarte de efluentes industriais;
- não produz lixo atômico;
- não consome combustível fóssil em larga escala;
- não produz quinquilharias eletrônicas;
- não fabrica armas;
- nem destrói florestas inteiras para as substituir por pastagem para bois ou plantio de grãos modificados geneticamente;
- muito menos utiliza "ofensivos" agrícolas...
enfim...
NÃO SÃO OS TRABALHADORES QUE CONSOMEM AQUILO QUE É EMPURRADO GOELA ABAIXO PELAS TV's! e sim aqueles da "classe média pobre" até os mais ricos e donos dos meios de produção!
o consumismo não é uma invenção dos pobres... nós só limpamos o lixo dos ricos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário