Panoramio - Lista de Fotos

26 janeiro 2011

Série flora amazônica: Líquens

     A floresta amazônica apresenta uma enorme diversidade de espécies que são alvo normalmente de reportagens de TV's, todavia o foco acaba sobre espécies visíveis ou já bastante divulgadas em outras reportagens. Diante dessa eleição arbitrária e excludente, resolvi trazer aqui algumas imagens que recolhi durante minhas pesquisas nas margens do rio Madeira, por ocasião da construção da usina hidrelétrica Jirau. Os líquens estão por toda a parte e em praticamente sobre todos os caules, com diferentes formas e aparências, o que os tornam mais interessantes ainda e justificável sua divulgação.


Caule com líquens e marcas de garras de preguiça.



Líquen em arbusto de galeria.



Líquens em caule de seringueira (Hevea brasiliensis).



Exemplo de líquen em cipó.



Exemplo de líquen em cipó.

Nenhum comentário:

nômade, de qualquer jeito e em qualquer tempo...

nômade, de qualquer jeito e em qualquer tempo...
"...eu sou assim, quem quiser gostar de mim, eu sou assim, meu mundo é hoje, não existe amanhã pra mim, eu sou assim, assim morrerei um dia, não levarei arrependimentos nem o peso da hipocrisia..." Paulinho da Viola