Panoramio - Lista de Fotos

21 novembro 2008

Planta da Ilha do Pessegueiro - Primor de desenho proporcional

Em uma de minhas pesquisas sobre o século 18 - referentes à capitania de Mato Grosso colonial - em arquivos constantes do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal, encontrei uma carta que anexo aqui abaixo. Achei que pudesse ser interessante trazê-la aqui.
Trata-se duma carta com uma planta datada de 1781, em que pode ser destacado, além da acuidade nas dimensões, o primor do responsável ao pintar a Ilha do Pessegueiro com suas ilhotas circunscritas com uma perspectiva tridimensional, a dar forma e idéia do seu relevo.

como expresso na Wikepédia, "A ilha do Pessegueiro localiza-se na costa do Alentejo Litoral, ao largo da freguesia de Porto Covo (da qual depende administrativamente), no concelho de Sines, Distrito de Setúbal, em Portugal. A ilha, assim como a costa adjacente, faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina."


Ilha do Pessegueiro, por Chermont. 1781
Fonte: Biblioteca Nacional de Portugal

como consta da ficha bibliográfica:
(visualização ISBD)

[949989]

CHERMONT, João Gabriel de, fl. 1781
Planta da Ilha do Pessegueiro [Material cartográfico] : vulgaremente chamada do mar / Jõao Gabriel de Chermont. - Escala [ca. 1:850], 500 Palmos = [12,95 cm], 1781. - 1 planta : ms., aguarel. ; 49,00x69,40 cm em folha de 51,40x71,80 cm http://purl.pt/3941

CDU 912"18"(084.3)
914.694.12(084.3)

pode ser acedida em http://purl.pt/3941/2/P1.html




Ilha do Pessegueiro. 2008
Fonte: Google Maps

disponível aqui

como estão dispostas acima em orientações diferentes, deixo-as abaixo para comparação com a imagem da planta rotacionada para o norte.



obs.: na planta, a superfície dura é maior, porém as diferenças nesses contornos entre ela e a imagem de satélite, se devem, suponho, ao nível do mar no momento da captura de tais representações gráfica e fotográfica.

Nenhum comentário:

nômade, de qualquer jeito e em qualquer tempo...

nômade, de qualquer jeito e em qualquer tempo...
"...eu sou assim, quem quiser gostar de mim, eu sou assim, meu mundo é hoje, não existe amanhã pra mim, eu sou assim, assim morrerei um dia, não levarei arrependimentos nem o peso da hipocrisia..." Paulinho da Viola