Panoramio - Lista de Fotos

13 outubro 2011

Série fotográfica "Arquitetura religiosa paraibana"

      Após mais de dois anos sem uma única publicação aqui neste espaço, volto à tona com o propósito de divulgar outras ideias, outros lugares, outras coisas... enfim, meu olhar sobre as paisagens humanas e suas (inter/rel)ações, resultantes de muitas andanças pelo país.
Reinauguro com uma série fotográfica sobre arquitetura religiosa em algumas cidades paraibanas. Todavia ressalto que o fato de trazer igrejas como foco, o sentido não é certamente o sagrado, e sim as táticas e técnicas construtivas, a opção política de localização de tais sítios, o atual estado de conservação, os padrões arquitetônicos etc.
Obs.: as imagens a seguir constam de minha página exclusiva de fotos carregadas no Panoramio e todas apresentam geotag de localização georreferenciada. Apesar de todas as imagens estarem georreferenciadas, algumas (minoria) não foram selecionadas para constar no Google Earth e Google Mapas, sendo necessário acessá-las pelo Panoramio para visualizar sua localização em mapa.


Basílica Nossa Senhora das Neves - João Pessoa - PB (ver localização no mapa)



Igreja São Frei Pedro Gonçalves - João Pessoa - PB (ver localização no mapa)



Igreja de Nossa Senhora do Carmo - João Pessoa - PB (ver localização no mapa)



Igreja São Francisco - João Pessoa - PB (ver localização no mapa)



Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - João Pessoa - PB (ver localização no mapa)


Igreja Nossa Senhora da Conceição - Areia - PB (ver localização no mapa)


Igreja (sem denominação) - Areia - PB (ver localização no mapa)




26 janeiro 2011

Série flora amazônica: Líquens

     A floresta amazônica apresenta uma enorme diversidade de espécies que são alvo normalmente de reportagens de TV's, todavia o foco acaba sobre espécies visíveis ou já bastante divulgadas em outras reportagens. Diante dessa eleição arbitrária e excludente, resolvi trazer aqui algumas imagens que recolhi durante minhas pesquisas nas margens do rio Madeira, por ocasião da construção da usina hidrelétrica Jirau. Os líquens estão por toda a parte e em praticamente sobre todos os caules, com diferentes formas e aparências, o que os tornam mais interessantes ainda e justificável sua divulgação.


Caule com líquens e marcas de garras de preguiça.



Líquen em arbusto de galeria.



Líquens em caule de seringueira (Hevea brasiliensis).



Exemplo de líquen em cipó.



Exemplo de líquen em cipó.

nômade, de qualquer jeito e em qualquer tempo...

nômade, de qualquer jeito e em qualquer tempo...
"...eu sou assim, quem quiser gostar de mim, eu sou assim, meu mundo é hoje, não existe amanhã pra mim, eu sou assim, assim morrerei um dia, não levarei arrependimentos nem o peso da hipocrisia..." Paulinho da Viola